Andar a pé ajuda o coração e o cérebro

Os exercícios aeróbicos são conhecidos por beneficiar o coração, mas os pesquisadores dizem que um treino aeróbico também pode ser muito benéfico para o cérebro.

Os exercícios aeróbicos regulares como as caminhadas podem proteger o centro da memória no cérebro, enquanto o exercício de alongamento pode fazer com que o centro – chamado hipocampo – encolha, informaram os pesquisadores.

Em um estudo randomizado envolvendo homens e mulheres em meados dos anos 60, mostrou que caminhar três vezes por semana durante um ano levou a aumentos no volume do hipocampo, que desempenha um papel importante na memória, de acordo com o Dr. Arthur Kramer, da Universidade de Illinois.

Por outro lado, os participantes do controle que tomaram aulas de alongamento viram quedas no volume do hipocampo.

As descobertas sugerem que é possível superar o declínio relacionado com a idade no volume do hipocampo com a prática de exercício moderados, disse Kramer, levando a melhor aptidão e talvez a uma melhor memória espacial. “Eu não vejo um lado negativo para isso”, disse ele.

O volume do hipocampo é conhecido por cair com a idade entre 1 por cento e 2 por cento ao ano, os pesquisadores observaram, que quando a memória é prejudicada existe um aumento do risco de demência.

Pesquisa com animais sugeriram que o exercício reduz a perda de volume e preserva a memória, acrescentaram.

Para testar o efeito em seres humanos, eles recrutaram 120 homens e mulheres em seus meados dos anos sessenta e aleatoriamente designaram 60 deles para um programa aeróbico, caminhadas três vezes por semana durante um ano. Os restantes 60 receberam aulas de alongamento três vezes por semana e serviram como grupo de controle.

Sua aptidão e memória foram testadas antes da intervenção, e novamente após seis meses, e por uma última vez após um ano. As imagens de ressonância magnética de seus cérebros foram tomadas ao mesmo tempo para medir o efeito no volume do hipocampo.

O estudo mostrou que, em geral, os caminhantes tinham um aumento de 2 por cento no volume do hipocampo, em comparação com uma perda média de cerca de 1,4% nos participantes.

Os pesquisadores também descobriram, melhorias na aptidão, medido pelo teste de exercício em um esteiras, foram significativamente associados com aumentos no volume do hipocampo.

Por outro lado, o estudo ficou aquém de demonstrar um efeito de grupo na memória – ambos os grupos apresentaram melhorias significativas tanto na precisão quanto na velocidade em um teste padrão. A aparente falta de efeito, Kramer disse que isso é provavelmente um artefato estatístico que resulta de grandes diferenças individuais dentro dos grupos.

As análises mostraram que os maiores níveis de aptidão aeróbicas no início e após a intervenção de um ano estavam associados a um melhor desempenho da memória espacial, relataram os pesquisadores.

Mas a mudança na aptidão aeróbia não foi relacionada com melhorias na memória para a amostra inteira ou para qualquer grupo separadamente.

Por outro lado, o hipocampo maior na linha de base e após a intervenção foram associados com melhor desempenho da memória.

Os resultados “indicam claramente que o exercício aeróbico é neuroprotetor e que iniciar um regime de exercícios mais tarde na vida é útil para aumentar a cognição ou aumentar o volume cerebral”, argumentaram os pesquisadores.

O estudo foi apoiado pelo National Institute on Aging,ittsburgh Claude D. Pepper Older Americans Independence Center, e pela University of Pittsburgh Alzheimer’s Disease Research Center.

 

 

 

7 maneiras de melhorar o gosto da água

Dicas simples para dar um toque especial na água que você bebe no seu dia a dia

Por incrível que pareça nem todo mundo gosta de água, mas todos nós precisamos dela para garantir que nossos corpos continuem funcionando corretamente.

Se você quiser beber mais água diariamente, mas não é fã do sabor (ou falta dele), aqui estão algumas dicas que podem tornar essa necessidade mais agradável:

  1. Use sucos. Qualquer suco de fruta pode ser um bom sabor base para a água, mas sucos azedos, como cranberry, romã, uva e maçã, são especialmente deliciosos. Os sucos devem ser naturais, sem açúcares adicionados. E lembre-se: frutas e sucos não adicionam apenas um gosto bom – eles contêm vitaminas e antioxidantes que também podem beneficiar a sua saúde.
  2. Adicione frutas frescas: 

    Citrinos, como limões, limas e laranjas, são potenciadores do gosto clássico da água, mas outros sabores de frutas também podem agradar o seu paladar. Tente triturar framboesas frescas ou melancia na sua água, adicionar fatias de morango também pode ser uma boa. Pepino e hortelã frescos também dão um toque refrescante a água – especialmente no verão.

  3. Beba chá. Ervas, frutas, verdes, brancas e chás vermelhos são geralmente consideradas melhores para você do que chás negros (ou café), isso porque eles contêm pouca ou nenhuma cafeína. E há inúmeros sabores destes chás para se escolher. Comece com a seleção em seu mercado local ou em uma loja de alimentos saudáveis. Se você está interessado em encontrar sabores mais exóticos e chás mais sofisticados, comece a pesquisar a vasta gama de chás especiais que vêm de todas as partes do mundo.
  4. Experimente bouillons, caldos e sopas:

    Se seu paladar inclina-se para o savoury, você pode trocar o chá por um destes líquidos quentes e preferivelmente salgados. Escolha versões com baixo teor de gordura e baixo teor de sódio para obter os máximos benefícios para a sua saúde. Porque a sopa é à base de água, uma xícara de sopa quente vai contar para o seu consumo diário de líquidos.

  5. Experimente água gaseificada. Muitas pessoas preferem água com gás à água normal. Se a água “normal” não lhe agrada, experimente uma água mineral naturalmente efervescente – que lhe dará o benefício adicional de minerais. Você pode adicionar a sua água com gás, frutas frescas ou como sugerimos acima, procurar algum tipo de água com gás com sabor já acrescentado. Caso você goste, pode começar a fazer sua própria fabricação de água com gás, sem sair de casa.
  6. Seja criativo com o uso do gelo. Alguns dizem que água com gelo é melhor do que a água servida na temperatura ambiente. Se for assim, os cubos de gelos com sabor podem fazer de com que sua bebida fique ainda melhor. Use algumas das sugestões de sabor acima e comece a experimentar a mistura com frutas frescas, hortelã, ou pepino em seus cubos de gelo. Basta cortar o elemento que você escolheu adicioná-lo à sua bandeja de cubos de gelo, juntamente com água, e em seguida, congelar. Você também pode considerar sucos, chá ou cubos de café. Se você quiser ser mais criativo, use bandejas de cubos de gelo que vêm em formas divertidas, como estrelas, círculos ou mesmo peixes.
  7. Adicionar sabor rápido. Se você está procurando um reforçador de sabor rápido e simples, considere usar misturas prontas de sucos sem açúcar, em menos de dois minutos você poderá ter uma jarra de água com o sabor que desejar.