Seja Fitness: 10 maneiras de começar a praticar exercícios físicos

A palavra “E” pode fazer você se encolher, mas o exercício é realmente necessário.

Além disso, pode ser divertido: Aprenda a espremer fitness em seu dia atarefado.

Os benefícios do exercício regular são incomparáveis: A atividade física pode ajudá-lo a perder peso e evitar uma série de doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes e osteoporose. Estar apto fisicamente também pode ajudá-lo a ficar mentalmente afiado.

A maioria das pessoas sabe que devem se exercitar, porém não sabem por onde começar ou como ajustar essa atividade no seu dia a dia. O American College of Sports Medicine (ACSM) e a American Heart Association (AHA) recomendam que adultos saudáveis devam ter pelo menos 150 minutos de atividade aeróbia de intensidade moderada espalhada por cinco dias na semana, ou 20 minutos de atividade aeróbia de intensidade vigorosa a cada três dias por semana.

“Isso é algo que recomendamos a todos”, afirmou Gerald Fletcher, MD, cardiologista na clínica Mayo em Jacksonvi, e porta-voz da AHA.

Uma rotina de fitness ideal também inclui resistência ou musculação para melhorar a força muscular e a resistência. A ACSM e a AHA recomendam que a maioria dos adultos se envolva em treinamento de resistência pelo menos duas vezes por semana.

Seja Fitness: 10 maneiras começar a praticar exercícios físicos

Às vezes, o problema não é motivação – é simplesmente encontrar tempo.

Mas programar suas atividades físicas não é tão difícil como você pode imaginar Aqui estão 10 maneiras de você se exercitar mais vezes:

 

  1. Seja menos eficiente. As pessoas normalmente tentam pensar em maneiras de tornar as tarefas diárias mais fáceis. Sabrena Merrill, MS, of Lawrence, personal traine, e membro do Conselho Americano de Exercício (ACE, na sigla em inglês), diz que, se nós tornarmos pequenas tarefas mais difíceis, “tirar as compras do seu carro, um saco de cada vez, então fazer mais de uma viagem”, diz Merrill. Pode aos poucos tornar suas atividades mais benéficas para o seu corpo.
  1. Evite os dispositivos de economia de trabalho. Lave o carro à mão, em vez de levá-lo para alguém lavar. “Demore cerca de uma hora e meia para fazer um bom trabalho, além de um carro bem lavado, você vai ter feito um exercício de boa intensidade”, Merrill diz. Use um cortador manual para aparar a grama de seu jardim, isso trará resultados positivos para você.
  1. Indo para algum lugar? Pegue o caminho mais longo. Vá andando, faça suas tarefas diárias caminhando, isso vai ser bom para o seu coração. Evite elevadores e escadas rolantes sempre que possível. Se você utiliza ônibus ou metrô para ir trabalhar, saia uma parada antes e caminhe a distância extra. Quando você vai ao shopping ou ao supermercado, utilize as portas mais distantes, e você terá alguns minutos extras de caminhada – um dos melhores exercícios que existe, diz Dr. Fletcher . “Caminhar é ótimo, e você não precisa de nenhum equipamento especial a não ser um par de tênis adequado para atingir resultados surpreendentes.”
  1. Seja uma pessoa do dia. Estudos mostram que as pessoas que se exercitam de manhã são mais propensos a ter um dia mais útil. Merrill explica: “Você vai se sentir confortável ao se exercitar no final de um dia difícil? Provavelmente não. Se você fizer o seu treino de manhã, será provável que seu dia seja mais positivo”.
  1. Anote na sua agenda. Seja de manhã, tarde ou à noite, escolha o horário mais conveniente para você fazer seus exercícios. Mantenha sua rotina de exercícios como você iria manter qualquer compromisso do seu dia a dia.
  1. Conte seus passos. Investir em um bom pedômetro pode ajudá-lo a permanecer motivado. “Se você tiver pedômetro anexado à cintura, poderá ver quantos passos você deu, e assim você verá que não leva muito tempo para você chegar aos 5.000 passos”. O objetivo de 10.000 degraus por dia não vai parecer uma tarefa tão assustadora depois que você começar a usar esse aparelho.
  1. Contrate a ajuda certa. Embora o treinamento com pesos seja importante, se você não sabe o que está fazendo, corre o risco de se machucar. É melhor obter instruções de um personal trainer do que você exercicios por conta propria e não atingir os resultados esperados.
  1. Mantenha seus registros. faça um “diário”, e todos os dias que você se exercitar, anote o que você fez e por quanto tempo você se exercitou. Seus registros vão lhe tornar mais responsável. Páginas em branco? Você ficaria envergonhada!
  1. Telefone para um amigo.

    Encontre alguém que goste das mesmas atividade que você faz – cainhar pelo bairro, andar de bicicleta, jogar tênis – e tenta fazer isso juntos. “Exercitar com um amigo ou em um grupo pode ser muito motivador”, diz Fletcher. “Você provavelmente caminhará mais tempo ou percorrerá distâncias maiores se estiver conversando com um amigo ao longo do caminho. O tempo vai passar mais rápido. “Não achou um amigo disponível? Pegue um MP3 e coloque as suas músicas favoritas durante o exercício.

  1. O que você gosta.

    Seja qual for o exercício que você escolher, certifique-se que seja prazeroso para você. Para você criar uma rotina, é mais fácil quando você sente prazer em fazer o que escolheu, diz Fletcher.